• Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu 2
  • Ir para a busca 3
  • Ir para o rodapé 4
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
Brasão da UFSC: A parte central do brasão é composta por uma flâmula. Ela é azul na porção superior e amarela na inferior. Sobre o azul, à esquerda, cinco estrelas brancas formam o cruzeiro do sul; à direita, uma faixa branca tem o texto escrito em vermelho: ars et scientia. Centralizada na parte amarela, há uma roda dentada vermelha quebrada na seção inferior. Duas folhas verdes de palma estão encaixadas no eixo da roda. Uma folha pende para o lado direito e a outra para o lado esquerdo. Atrás da flâmula há uma tocha amarela, da qual enxergamos os extremos: acima, com o fogo desenhado em vermelho, e abaixo, a parte inferior do bastão. Do lado esquerdo da flâmula, há um ramo verde de carvalho e do lado direito um ramo verde de louro. A parte inferior do brasão é composta por uma faixa estreita vermelha, escrito em branco: Universidade Federal de Santa Catarina. Abaixo da faixa, escrito em fonte maiúscula azul: UFSC.

OPC – Observatório de Práticas Curriculares CED/UFSC

  • Área Restrita Administradores do Site
Menu
Menu de Navegação
  • Observatório de Práticas Curriculares

    • Apresentação
    • Equipe
    • Cronograma de reuniões
    • Pesquisas em andamento
    • Pesquisas concluídas
  • Projetos de Extensão

    • Ciclo de Entrevistas
  • Projetos de Pesquisa

    • Temas de pesquisa
    • Currículo, Tecnologias e Pedagogia Histórico-Crítica
  • Publicações

    • Artigos e Livros
    • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações

Teses e Dissertações

Dissertações

CASARIN, Priscila Martelli. O Currículo de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II na rede municipal de Joinville: Uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Mestrado Profissional em Letras. Orientador: Prof. Dr. Alaim Souza Neto. Florianópolis, 2024.

PEREIRA, William Silva. Ensino de Física, Currículo e Tecnologias: uma proposta de sequência didática para o ensino da Óptica Geométrica à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física. Orientador: Prof. Dr. Alaim Souza Neto. Blumenau, 2023.

SANTOS, José Valdecir Marques dos. Tecnologias digitais para mediação da leitura nas aulas de Língua Portuguesa: uma proposta para o Ensino Fundamental II. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Mestrado Profissional em Letras. Orientador: Prof. Dr. Alaim Souza Neto. Florianópolis, 2023.

GUCKERT, Fabrícia Cristiane. A relevância do teatro no processo de formação de leitores: uma proposta didática para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Mestrado Profissional em Letras. Orientador: Prof. Dr. Alaim Souza Neto. Florianópolis, 2023.


 

Links

  • Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
  • Centro de Ciências da Educação (CED/UFSC)
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
  • Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR)
  • Grupo de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE)
  • Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Contatos

    Grupo de Pesquisa do CNPq
    OPC - Observatório de Práticas Curriculares
    Líder: Prof. Dr. Alaim Souza Neto

    Sala 103, bloco D do CED - UFSC Campus Trindade - Florianópolis - Santa Catarina.

    Email: opc.ufsc@gmail.com
    alaim.souza@ufsc.br
    Fone: (48) 99600-5003
    Instagram: @opc.ufsc
    Canal no Youtube: https://www.youtube.com/@opc_ufsc

SeTIC
Páginas UFSC
  • Desenvolvido com o CMS de código aberto Wordpress
  • Última atualização do site foi em 08 de maio 2025 - 18:27:34