Ciclo de Entrevistas

CICLO DE ENTREVISTAS

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO HUMANA:
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

 

INSCRIÇÕES

Ou acesse pelo link clique aqui.


TRANSMISSÕES

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/@opc_ufsc


Prof. Dr. Jeferson Anibal Gonzalez
Data: 13/05 (terça-feira).
Horário: 19h.
Link:


EQUIPE DO PROJETO
Coordenador: Prof. Dr. Alaim Souza Neto

Doutorandos
Raquel Pinheiro Matiola
Rafael dos Santos

Mestrandos
Adriano Salvi
Caroline da Rosa Meggiato
Tânia Maurícia Willamil Silva

Egressos
Fabrícia Cristiane Guckert de Oliveira


INTRODUÇÃO

Vivemos em uma sociedade organizada socialmente pelo capitalismo, ou seja, um sistema que visa o lucro e a acumulação de riquezas, em que os meios de produção pertencem aos que dominam o capital. Nessa forma de organização, a sociedade se divide em duas classes: os donos dos meios de produção (classe dominante) e os trabalhadores (classe dominada), altamente explorados e precarizados. Saviani e Duarte (2021, p. 106) afirmam que “[…] na sociedade capitalista, defrontam-se no mercado proprietários aparentemente iguais, mas de fatos desiguais, realizando, sob a aparência da liberdade, a escravização do trabalho ao capital”
No que tange à educação, dentro de uma sociedade capitalista, tem por função a reprodução do status quo, como forma de manter o poder nas mãos da classe dominante. Por isso, é notável o interesse exacerbado por parte da burguesia em controlar as escolas e o trabalho dos/as professores/as (vide projetos como o Escola sem Partido), pois preservar a estrutura atual da escola é servir aos seus interesses. Condição essa que não interessa, ou não deveria interessar, a classe trabalhadora, uma vez que a superação do capitalismo e a transformação social são foco de suas lutas.
Nesse sentido, este projeto tem por objetivo, por meio de entrevistas, aprofundar os estudos acerca de currículo, tecnologias, formação docente e formação humana numa perspectiva contra-hegemônica tomando como referência a Pedagogia Histórico-Crítica, que podemos classificar, segundo Saviani (2021a), como uma teoria pedagógica crítica. Partindo da premissa que uma teoria para ser considerada crítica precisa partir do ponto de vista dos interesses da classe dominada.
A pedagogia histórico-crítica foi elaborada pelo filósofo e pesquisador Dermeval Saviani (1999) no início dos anos 1980. Segundo o próprio Saviani (2021b, p. 76), “… a concepção pressuposta nesta visão da pedagogia histórico-crítica é o materialismo histórico, ou seja, a compreensão da história a partir do desenvolvimento material, da determinação das condições materiais da existência humana”. Isto significa que a pedagogia histórico-crítica é uma pedagogia de inspiração marxista, baseada no materialismo histórico-dialético.
Por meio de entrevistas, realizadas com estudiosos reconhecidos no campo da Pedagogia Histórico-Crítica e estudiosos que desenvolvem pesquisas no campo do Materialismo Histórico-Dialético, que veem na escola e no conhecimento possibilidades de superação do capitalismo, buscaremos aprofundar a compreensão sobre como esses campos contribuem com as práticas educacionais contemporâneas, enfatizando currículo, tecnologias, formação docente e formação humana. Pretendemos que todo material coletado com as entrevistas sirva de aporte teórico para futuras pesquisas acadêmicas da educação.
O roteiro da entrevista se dará conforme as pesquisas em desenvolvimento pelos proponentes deste projeto, cujas temáticas estão relacionadas ao currículo, tecnologias, formação docente e formação humana. No entanto, outras temáticas poderão vir a ser contempladas, a exemplo do olhar sobre a profissão e atuação do pedagogo à luz da pedagogia histórico-crítica.
Por fim, temos o propósito de que esse ciclo de entrevista contribua com a formação de professores, pesquisadores e demais estudiosos, elucidando e aprofundando discussões sobre temáticas do campo educacional e relacionadas à Pedagogia Histórico-Crítica, entendendo-a não só como uma teoria do campo da educação, mas também um caminho para a superação do capitalismo e a transformação social.
O projeto é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação da UFSC, o Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE e o Observatório de Práticas Curriculares – OPC, tendo como público alvo professores/as, estudantes de graduação e pós-graduação e demais profissionais da educação.

OBJETIVO GERAL

Discutir a produção e contexto atual sobre os estudos acerca de currículo, tecnologias, formação docente e formação humana numa perspectiva contra-hegemônica tomando como referência a Pedagogia Histórico-Crítica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar, por meio das entrevistas,as principais premissas, pressupostos, fundamentos e conceitos do materialismo histórico-dialético e da pedagogia histórico-crítica das temáticas elucidadas;
  • Problematizar o contexto atual da educação, buscando o desvelamento das ações causadas pelo neoliberalismo, em conluio com o setor empresarial, organismos internacionais e o Estado que influenciam diretamente nas concepções de currículo, tecnologia, formação docente e formação humana;
  • Identificar os limites e possibilidades dos usos das tecnologias na formação humana, frente ao sistema capitalista.
  • Discutir os limites, possibilidades e contradições de currículo, tecnologia, formação docente e formação humana no campo educacional a partir do viés materialista com base em Dermeval Saviani e Newton Duarte;
  • Coletar dados e informações para pesquisas em andamento na pós-graduação no âmbito do OPC – Observatório de Práticas Curriculares que corroborem e dialoguem com o Materialismo Histórico-Dialético, a partir das temáticas elucidadas.

METODOLOGIA

A entrevista será utilizada como técnica e instrumento de coleta de dados, desempenhando um papel fundamental na produção de material para pesquisas posteriores. As entrevistas serão do tipo semiestruturadas, elaboradas a partir de roteiros previamente produzidos e específicos para cada entrevistado. Ainda assim, por serem semiestruturadas, darão ao entrevistador liberdade para alterar e/ou acrescentar questões, se assim for necessário. Inicialmente, as perguntas estarão relacionadas ao currículo, tecnologia, formação docente e formação humana.
A intenção é que as entrevistas sejam realizadas na plataforma Stream Yard, uma vez por mês, e que fiquem disponíveis na plataforma YouTube, no canal @opc-ufsc, para referência futura. Estima-se que as entrevistas tenham aproximadamente de 30 a 40 minutos de duração. Para uma melhor condução do projeto e com o intuito de oferecer um caráter substancial que esteja de acordo com as especificidades dos autores convidados, separamos as entrevistas em blocos temáticos. Estes foram organizados da seguinte forma: Bloco 1 – Materialismo Histórico e Dialético e Pedagogia Histórico-Crítica; Bloco 2 – Formação Humana, Bloco 3 – Tecnologias e Bloco 4 – Currículo e Formação Docente. Em um espaço de tempo que irá de março de 2025 até junho de 2026 (período das entrevistas), cada bloco temático cumprirá a ordem pré estabelecida, de maneira intercalada.

RESULTADOS ESPERADOS:

Ao fim deste projeto, esperamos que as entrevistas possam servir de aporte teórico e digital aos estudos e pesquisas acadêmicas relacionadas a Pedagogia Histórico-Crítica e ao Materialismo Histórico-Dialético, bem como, oferecer pistas acerca dos limites, contradições e possibilidades do currículo, da tecnologia, formação docente e formação humana. A análise dos resultados será compartilhada com a comunidade acadêmica por meio de publicações em revistas especializadas, apresentações online, conferências e outros canais pertinentes ao universo acadêmico.